Vida Plena: O Processo de Ser e Viver Autenticamente.

Vida plena (goord. Life) não é um estado fixo de felicidade, contentamento, realização, virtude. Vida Plena é um processo, um caminho, uma travessia, uma direção. Vida Plena é o movimento na direção que a pessoa escolhe quando é interiormente livre para se mover em qualquer direção.

Características do processo

a) Abertura crescente à experiência

          Um dos aspectos deste processo que designo como “Vida Plena” aparece como um movimento que se afasta do pólo de atitude defensiva, em direção ao pólo de abertura à experiência. O individuo torna-se progressivamente mais capaz de ouvir a si mesmo, de vivenciar o que se passa nele. Está mais aberto aos seus sentimentos de coragem, desânimo e desgosto. Fica igualmente mais aberto aos seus sentimentos de coragem, ternura, e temor. É livre para viver os seus sentimentos subjetivamente, que existem nele, e é igualmente livre para tomar consciência deles. Torna-se mais capaz de viver completamente a experiência do seu organismo, em vez de mantê-la fora da consciência.

b) Aumento da vivência existencial

          Uma pessoa que estivesse totalmente aberta a cada experiência nova, completamente desprovida de atitudes defensivas, viveria cada momento da sua vida como novo. Por conseguinte, essa pessoa compreenderia que aquilo que eu vou ser no próximo momento e aquilo que eu vou fazer nascem desse momento e não pode ser previsto de antemão nem por mim nem pelos outros.

           Este viver no momento significa uma ausência de rigidez, de organização estreita, de imposição de uma estrutura à experiência. Significa, pelo contrário, o máximo de adaptabilidade, a descoberta da estrutura na experiência, uma organização fluente, morável do eu e da personalidade.

c) Confiança crescente no eu total

           Muitas pessoas, quando escolhem uma atitude em uma situação qualquer, apóiam-se em princípios orientadores, em um código de ação estabelecido por um grupo ou uma instituição, no juízo dos outros e na forma como se comportam em uma situação semelhante no passado.

           No entanto, observando os clientes cuja experiência de vida tanto me ensinou, descobri que esses indivíduos se tornaram cada vez mais capazes de confiar nas reações de seu total diante de uma nova situação, porque foram descobrindo que, se estivessem abertos à sua experiência, se fizessem o que seria bom fazer, essas reações seriam um guia competente e digno de confiança do comportamento que realmente satisfaz.

Carl Rogers Tomar-se Pessoa, cap. 09

Compartilhe com amigos:

2 comentários em “Vida Plena: O Processo de Ser e Viver Autenticamente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

Sinais de Alerta: Entendendo o Comportamento Desafiador no TOD Infantil

Sinais de Alerta: Entendendo o Comportamento Desafiador no TOD Infantil

agosto 25, 2025

O Transtorno Opositivo Desafiador, conhecido como TOD, é uma condição que afeta o comportamento da

Ler Matéria
Rolar para cima